sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Programa 'Limpa Rio' começa pelo bairro da Posse

Começou nesta terça-feira, 21/01, a limpeza e desassoreamento do Rio Príncipe, na Posse. É o programa ‘Limpa Rio’, do Governo do Estado, anunciado pelo Governador Wilson Witzel em outubro do ano passado.


Dragagem de trecho do Rio Príncipe, na Posse - Foto: PMT

Com investimento de R$ 4,4 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, a determinação é que a dragagem dos rios, na cidade e no interior, seja realizada pelo período de um ano em Teresópolis. O objetivo é aumentar a vazão da água em período de chuva forte e evitar transbordamentos.

“Enquanto o Estado atende os rios Príncipe, na Posse, Triunfo e Caetés, no Caleme e Parque do Imbuí, e os afluentes no 2º e 3º Distritos, a Prefeitura colabora limpando córregos e cursos d’água nos bairros Quinta Lebrão e Albuquerque. No centro da cidade, o Paquequer teve a calha limpa no ano passado e o serviço será retomado no período de seca”, explicou Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira, dia 22/01, o Prefeito Vinicius Claussen recebeu o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, agradeceu o início do ‘Limpa Rio’ e entregou ofícios com importantes demandas ambientais de Teresópolis.

“Por determinação do Governador Witzel, vamos atender Teresópolis em todas as demandas encaminhadas ao Governo do Estado. O Prefeito Vinicius Claussen vai contar com minha ajuda pessoal para destravar assuntos importantes nas questões de demolições (de casas interditadas) e do aterro sanitário”, garantiu o secretário estadual Altineu Côrtes.


O encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Flavio Castro, pelo subsecretário de Defesa Civil, Albert Andrade, e pelo assessor Leonardo Maia, da Secretaria de Estado.