sexta-feira, 29 de novembro de 2019

'Proteger Teresópolis' treina moradores de áreas de risco


Defesa Civil e os alunos do Unifeso - Foto: AsCom PMT

As equipes da Defesa Civil e os alunos do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), que compõem o projeto ‘Proteger Teresópolis’, trabalham no treinamento dos moradores de áreas de risco de seis bairros. Eles são orientados sobre várias situações, entre elas, como agir quando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme são acionadas durante a ocorrência de chuvas fortes.

Lançado e homologado no final do mês de março, o projeto une a Prefeitura, através da Defesa Civil, e o Unifeso numa importante missão. A meta é mapear os bairros mais vulneráveis aos desastres naturais, criando protocolos de prevenção e de socorro específicos para a realidade climática, topográfica e geológica de cada área.

O mapeamento e o treinamento dos moradores foram feitos no Vale da Revolta, Jardim Meudon, Coréia, Quinta lebrão, Fonte Santa e Fischer. Cada um desses bairros possui um Núcleo de Defesa Civil Comunitária (NUDEC).

“Com o mapeamento que está sendo feito pelas equipes do ‘Proteger Teresópolis’, a Defesa Civil pretende, em um futuro bem próximo, definir parâmetros individuais de acionamento das sirenes para cada bairro. Ou seja, será criado um protocolo de acordo com o grau de risco identificado em cada comunidade. Dessa forma, será mais fácil definir as ações preventivas e de socorro a serem postas em prática pelo poder público para preservar a vida das pessoas”, pontuou o Coronel Flavio Castro, secretário de Defesa Civil de Teresópolis.

Treinamento e sirenes

“Nesta quarta-feira, 27/11, reunimos os voluntários dos NUDEC e apresentamos os mapas gerados pelo projeto. Com base nas informações coletadas, orientamos esses grupos sobre os procedimentos e estratégias a serem adotados em situações de emergência, bem como devem se comportar nesses casos”, relatou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Albert Andrade.


 Um dos temas do curso foi o protocolo de acionamento das 24 sirenes instaladas em 13 bairros do município. As explicações foram feitas através de um vídeo, que esclarece dúvidas sobre o protocolo de forma educativa. Os equipamentos de alto-falantes são acionados pela Defesa Civil sempre que a quantidade de chuva, em determinado lugar, oferecer risco de deslizamentos de terra capaz de atingir as moradias. Quando isso acontece, os moradores são orientados a sair de casa imediatamente e se abrigar em locais seguros, identificados como pontos de apoio.