sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Festival PoÊterÊ reunirá as sete artes em 12 horas de evento


Mais uma edição do Festival PoÊterÊ - Foto: Unifeso

Teresópolis recebe, dia 30 de novembro, mais uma edição do Festival PoÊterÊ, que levará ao Centro Cultural Feso Pro Arte 12 horas ininterruptas de arte, cultura e poesia. A maratona contemplará dois palcos, concurso literário, oficina literária, oficina de xilogravura, espaço gastronômico, exposições, mostra de cinema e venda de livros e de artesanato. O evento, com entrada gratuita, acontecerá das 10h às 22h e será transmitido ao vivo na página do Facebook do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

O PoÊterÊ vai reunir artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do Unifeso e de escolas públicas municipais e estaduais são convidados a participar com apresentações diversas que acontecem em dois palcos. O evento contará também com uma programação paralela, que contemplará oficina literária para crianças, oficina de xilogravura, Espaço de Cinema PoÊTerÊ - com mostra de curtas-metragens produzidos pelos estudantes do Colégio Euclides da Cunha -, varal de poesias, lançamento de livros, entre outros.

Este ano, o tema do evento é “A poesia e a rua” e o homenageado será Amir Haddad, ator, diretor de teatro e teatrólogo que está dirigindo a peça Tartufo, de Molière. O espetáculo será encenado no PoÊTerÊ, pela primeira vez, pelo grupo teatral do Centro Cultural Feso Pro Arte.

Dentre os destaques da programação estão o show de encerramento do cantor sertanejo Hugo Rocha, a participação da poetisa e filósofa Viviane Mosé no espetáculo “Zaratustra sobe a Serra”, o coral da FAETEC, a Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, o grupo circense CircÔnflexo, e muito mais.


Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o PoÊterÊ reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e da poesia brasileiras. A programação completa do XIX Festival PoÊterÊ está disponível em: www.unifeso.edu.br/cultural/poetere.