quinta-feira, 18 de abril de 2019

Teresópolis já vacinou cerca de 3 mil pessoas contra a gripe


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2019 começou na última quarta-feira (10) e segue até 31 de maio. Nestes primeiros dias, Teresópolis alcançou cerca de 3 mil pessoas pertencentes aos grupos específicos, determinados pelo Ministério da Saúde.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todos os postos de saúde, unidades básicas e PSFs, da cidade e do interior do município. Em Teresópolis, o público-alvo da campanha é de 50.594 pessoas. A meta é imunizar, no mínimo, 90% desse público. O ‘Dia D’ de mobilização acontece em 4 de maio.

A imunização é voltada para crianças (de 6 meses a menos de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais de idade, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais – necessária a prescrição médica, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.


A escolha dos grupos, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade e segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto.