terça-feira, 16 de abril de 2019

Ação social e de saúde movimentou o Rosário


Unifeso colaborou na ação - foto: AsCom PMT

A manhã do sábado (13/04) foi de serviços gratuitos em várias áreas. Uma ação social e de saúde, reunindo equipes de várias secretarias municipais, ofereceu diversos atendimentos aos moradores do Rosário, Perpétuo e Pimentel, dando continuidade à ‘Operação Prefeitura Presente’.

Na última quarta (10/04), o Prefeito Vinicius Claussen e secretários estiveram na Capela Nossa Senhora do Rosário, ouvindo as demandas dos moradores dos três bairros. Já no dia seguinte, teve início o atendimento das principais solicitações, principalmente as ligadas à manutenção da iluminação pública e à realização de operação tapa-buracos nas ruas e servidões.

Vacinação e testes rápidos

Equipes do posto de saúde da família do Rosário e do Pimentel, auxiliados por estudantes de medicina e de enfermagem do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e do curso Centena vacinaram as pessoas do público alvo contra gripe e febre amarela. Também foram feitos testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, com resultados liberados na hora. Verificação de pressão arterial e testes de glicemia capilar, com encaminhamento de pacientes para o posto de saúde da região, foram outros serviços oferecidos.

Mutirão de serviços

Agentes de Defesa Civil abriram solicitações de vistorias técnicas e verificaram situações de risco de moradias. Pessoal da Secretaria de Trabalho agendou atendimento para requerimento de carteira de trabalho e seguro-desemprego e para pesquisa de vagas de emprego no Sine. Reivindicações ou reclamações foram registradas pela Ouvidoria Geral, para direcionamento às secretarias responsáveis por dar as soluções. Equipe da Secretaria de Educação e de Esportes esclareceu dúvidas e ofertou brincadeiras e jogos educativos para as crianças.


No estande da Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe inscreveu moradores no Cadastro Único de programas sociais – como Bolsa Família, prestou esclarecimentos sobre aluguel social e fez encaminhamentos para as instituições e órgãos que compõem a rede socioassistencial no município.