terça-feira, 17 de maio de 2016

Enfermeiro formado em Teresópolis recebe prêmio nacional


Fabiano Rodrigues recebeu o Prêmio Dr. Carlos Chagas - Foto: Unifeso
 
O excelente trabalho que Fabiano Rodrigues da Silva, enfermeiro formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNFESO), vem desenvolvendo à frente da secretaria de saúde do município de Medeiros Neto (BA), mais uma vez foi reconhecido, desta vez com o Prêmio Dr. Carlos Chagas.
 
Entregue durante o XIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, realizado entre 9 e 11 de maio em Belo Horizonte (MG), o prêmio é o reconhecimento às ações realizadas por Fabiano que trouxeram melhorias à saúde pública, como a implementação das metas de gestão que contribuíram para elevarem a qualidade dos serviços.  “Quero destacar que esse prêmio não pertence só a mim, mas também a todos os que trabalham pela saúde de Medeiros Neto, desde o mais humilde servidor até os mais altos escalões”, observou Fabiano.
 
Trajetória profissional exemplar
 
Em abril de 2014 Fabiano recebeu o troféu “Qualidade e Excelência na Saúde Pública 2013” durante a 9ª Edição do Congresso Brasileiro de Secretários da Saúde Municipal, realizada em Foz do Iguaçu (PR). “Tudo começou no UNIFESO, onde tive a oportunidade de exercer por dois anos a presidência do Diretório Acadêmico de Enfermagem e participei diretamente como um dos idealizadores do projeto ‘Mãos Unidas Para Salvar Vidas’ – premiado e muito comentado na época. Hoje brindo esta conquista com toda a equipe de Saúde, e através deste prêmio podemos demonstrar a seriedade do nosso trabalho em Medeiros Neto”, comentou Fabiano.
 
Toda a sua dedicação na graduação refletiu logo em boas oportunidades de atuação em sua área. Assim que se formou Fabiano foi convidado para trabalhar em Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, onde ficou por sete anos como enfermeiro do Programa Saúde da Família, na coordenação do departamento de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador. Ainda em Nova Viçosa implantou os projetos ‘Digna Idade’ e ‘Semeando Vidas”, o primeiro direcionado à terceira idade e o outro à recuperação de dependentes químicos.
 
Lá também participou como presidente do Conselho Municipal de Saúde. Em 2005 e 2006 foi docente das disciplinas Políticas de Saúde e Tanatologia da Faculdade Teixeira de Freitas (FACTEF). Em julho de 2011 foi convidado para trabalhar na coordenação geral do Departamento de Saúde do município de Mucuri, tendo como missão implantar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Vida.
 
Devido ao seu bom desempenho profissional nestas cidades, em 2013 Fabiano foi convidado para o cargo que ocupa atualmente, onde sua dedicação e seu trabalho exemplar têm se destacado, gerando prêmios e homenagens à sua figura profissional.