Estudantes do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Serrá dos Órgãos (UNIFESO) realizaram uma visita ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt na noite de 9 de setembro, com o objetivo de apresentar algumas práticas científicas. A visita faz parte das atividades do projeto “Ciência Itinerante” e visa promover a aproximação dos estudantes do Ensino Médio com o mundo científico.
O grupo foi acompanhado pelo professor Leandro de Oliveira Costa, da disciplina Didáticas e Práticas Pedagógicas II. “O intuito é criar uma via de mão dupla de formação. Com esta atividade procurei promover tanto a formação integral dos nossos licenciandos do curso de Ciências Biológicas quanto ajudar na melhoria da formação básica dos estudantes da EJA. Desta forma os alunos do CEEB teriam a oportunidade de participar de uma aula prática de alta qualidade, ao mesmo tempo contribuindo para que os estudantes do curso de licenciatura pudessem crescer na carreira docente”, explicou o professor.
“Foi uma experiência muito interessante. Como já cumpri os dois estágios obrigatórios, Ensino Médio e Fundamental, e também sou bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UNIFESO) desde o meu primeiro ano do curso, já estou habituado com a rotina de uma sala de aula. Porém, a realidade do EJA e sua pluralidade eram um assunto que me intrigavam. Foi muito gratificante e, sem dúvidas, contribuiu com a minha formação como docente”, disse o estudante Matheus de Sá Tavares.
Os acadêmicos do UNIFESO utilizaram três salas do colégio para explicar à turma do EJA alguns fundamentos científicos como o trabalho do sistema circulatório, a dosagem de glicose e a diabetes e a importância do fenômeno da fermentação alcoólica para o cotidiano das pessoas. No laboratório, os estudantes utilizaram microscópios e tiveram a oportunidade de observar microrganismos. O evento foi acompanhado por cerca de 100 estudantes do EJA e trinta estudantes da licenciatura.
O professor Leandro destacou que esta atividade é de grande importância e o resultado foi muito positivo para os dois lados. “A resposta foi muito positiva. Ao terminar a atividade era fácil notar o sorriso no rosto de todos os envolvidos no projeto. Fomos inclusive convidados para voltar mais vezes para desenvolver atividades deste tipo. Como produto desta visita os alunos de licenciatura estão produzindo um documentário sobre o EJA e o ensino de Biologia. A formação integral de um professor reflexivo é o objetivo maior desta atividade”.