quarta-feira, 28 de maio de 2014

'Família na Escola' integra alunos, pais e educadores


 Integração entre alunos, pais e escola - Foto: Marco Esteves

Realizado com sucesso no último sábado, 24/05, o projeto ‘Família na Escola’, de integração entre alunos, pais e escola, mobilizou cerca de 80 unidades do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1ª ao 5º ano). A programação incluiu palestras, roda de conversa, prestação de serviços de saúde, como vacinação e aplicação de flúor, e apresentações culturais de estudantes.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto visou a inclusão da família no processo ensino-aprendizagem como parceira e colaboradora, estimulando o crescimento do aluno e fortalecendo a sua autoestima.

Na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, além de atividades em comemoração aos 25 anos da unidade escolar, foram realizadas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, em parceria com equipe da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e alunos do curso de graduação de Enfermagem do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Pais e alunos foram vacinados contra a gripe e também receberam a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na Escola Municipal Antonio Santiago, em Agriões, a comunidade escolar se uniu em torno do projeto de decoração para a Copa do Mundo. Pais, professores e estudantes passaram parte do dia trabalhando juntos na confecção de objetos decorativos, como painéis montados com CDs coloridos, produção de bandeiras de matelassê e na pintura de arranjos produzidos com garrafas pet. Nesse projeto, que será encerrado em junho, a escola prestará homenagens aos 32 países participantes do Mundial 2014.

Já na Escola Municipal Marília Porto, em Santa Cecília, além de palestras sobre higiene bucal e convívio familiar, alunos, pais e professores também tiveram acesso a aplicação de flúor. Outra atividade concorrida foi a contação de história, em que o escritor convidado Hudson Fernandes encantou a criançada com passagens do seu mais recente livro ‘Pietro, o menino que contava estrelas’, previsto para ser lançado em junho.