sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe prorrogada até 1° de junho


Foto de arquivo - Marco Esteves

Com o objetivo de estimular idosos, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde a procurarem os postos de saúde, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Teresópolis, a meta é imunizar 27.436 pessoas, ou 80% do público-alvo. Porém, até o momento, a cobertura no município é de 50,31% da população-alvo, o que significa que apenas 13.803 pessoas foram imunizadas desde o início da campanha, no dia 5 de maio.

A campanha é realizada sempre no outono porque é necessário um período 30 a 40 dias para a vacina alcançar a máxima proteção e a pessoa ficar protegida durante o inverno, época de maior circulação do vírus influenza.

Apenas quem tem alergia à proteína do ovo e os portadores de doenças neurológicas em atividade não devem ser imunizados. Quem estiver com gripe ou febre deve esperar esses quadros passarem para receber a vacina.

A partir do dia 4 de junho terá início a imunização dos pacientes crônicos, como pessoas com hipertensão arterial, diabetes e pneumonias de repetição e que têm pedido médico para a vacina.