terça-feira, 25 de junho de 2019

Sala para parto humanizado no Hospital das Clínicas


Sala de pré-parto humanizado - foto: Unifeso

Atendendo a demandas de pacientes e de obstetras, a Maternidade do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) conta agora com uma sala de pré-parto humanizado. O HCTCO já realiza o trabalho de parto humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e levou a proposta também para a nova maternidade. O objetivo é oferecer métodos não invasivos para alívio da dor do trabalho de parto, pressupondo a relação de respeito e de cuidado que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante o processo de parto.

A nova sala conta com equipamentos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio, kit de massagem, aromaterapia, cromoterapia e a cama pré-parto e parto, que oferece mais apoio e deixa a gestante em uma posição mais verticalizada, favorecendo a saída do bebê. “Montamos a estrutura na sala tanto para o trabalho de parto quanto para o atendimento ao recém-nascido. O bebê não precisa sair hora nenhuma do lado da mãe. Se o recém-nascido estiver com boa vitalidade, depois da avaliação do pediatra, ele já faz as vacinas e todos os testes na própria sala e depois vai com a mãe para o quarto”, explica a Dra. Júlia Mendes, diretora assistencial do HCTCO.

Ela conta que a demanda por parto humanizado tem crescido muito e que a nova sala veio para atender também às necessidades dos obstetras. “O número de partos normais na maternidade tem sido maior do que esperávamos. A sala já está em pleno funcionamento e foi montada ao lado do centro cirúrgico, caso haja alguma intercorrência, ou se o parto precisar evoluir para uma cesariana”, explicou.