quarta-feira, 12 de junho de 2019

Inscrições abertas para curso na área da Educação


Funcionários públicos, integrantes dos conselhos das escolas, conselheiros dos programas vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e qualquer pessoa interessada em informações sobre cursos na área da Educação devem estar atentos.

Estão abertas, e podem ser feitas até o dia 2 de julho, as inscrições para o curso ‘Programa Nacional de Alimentação Escolar’. A atualização é oferecida pelo Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – “Formação pela Escola”, do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Educação.

Com carga horária de 40 horas, sendo oito presenciais e 32 horas à distância, com atividades realizadas on-line, o curso será realizado de 9 de julho a 13 de agosto. Os encontros acontecerão na Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475 – Agriões), em três turnos: de 9h às 12h, de 14h às 18h e de 18h às 22h.

Serão abordadas questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil. Apresenta o papel do nutricionista e as responsabilidades em relação à conservação dos alimentos, fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar. Lida com as formas de gestão, o repasse de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios. Além de abordar a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social como a necessidade de denunciar irregularidades por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

É preciso, pelo menos, 35 inscritos e, no máximo, 40 para o início da formação, de acordo com a coordenação do FNDE. A seleção será feita por ordem de inscrição. A idade mínima é de 18 anos.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Educação até 2 de julho, das 9h às 12h e de 14h às 18h. Devem ser apresentadas  cópias da Carteira de Identidade e  do CPF. A ficha de inscrição pode ser retirada no local.


Outra opção é que o interessado imprima o formulário e o preencha de forma legível, enviando-o devidamente preenchido, com cópia da documentação, para o e-mail  fndeteresopolis@gmail.com.