sábado, 23 de junho de 2018

Curso de Extensão em Tecnologia Cervejeira oferecido em Teresópolis


Curso de Extensão em Tecnologia Cervejeira - foto: Divulgação

Com início previsto para os dias 11 e 12 de agosto, estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Tecnologia Cervejeira. As aulas serão ministradas aos fins de semana (uma vez por mês), no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no Alto, e na Fábrica Cervejaria Daserra, no Bom Retiro.

Com um conteúdo muito abrangente, o curso vai tratar de assuntos como “Escolas cervejeiras”, “Visitação à Fábrica Cervejaria Daserra”, “Matemática aplicada” e “Química/Biologia (aplicada)”, “Malte e Malteação”, “Produção de mosto”,  “Fermentação/maturação”, “Filtração da cerveja, envase e past”, “Controle de qualidade”, Elaboração de uma receita (Cálculo industrial)”, entre outros. A carga horária é de 56 horas, dividida em dois módulos, que também podem ser feitos separadamente.

“É uma nova oferta que o UNIFESO está trazendo de um curso bem completo, que capacita o aluno tanto para que ele aprenda a fazer a própria cerveja, criando a sua receita, quanto para trabalhar no mercado cervejeiro, que está em alta no momento’, adiantou Michelle Bronstein, coordenadora dos cursos de extensão do UNIFESO.

“A cultura cervejeira vem crescendo muito para o lado artesanal e caseiro. Isso porque, com um conhecimento básico, até em casa a pessoa pode fazer a própria cerveja, como um hobby, por exemplo. No entanto, é uma grande oportunidade profissional também, pois hoje há uma necessidade cada vez maior das empresas em ter profissionais capacitados. Para os empreendedores, é interessante para gerir uma empresa do ramo de forma mais aprofundada”, observou o professor Luciano Vilela Guerra, que compõe a comissão organizadora do curso junto aos professores Bruno Cenci Antunes e Michael Walter Trommer, especialistas no assunto com vasta experiência no Brasil e no exterior.