sexta-feira, 29 de junho de 2018

Artigo de Universitários é publicado em revista internacional


Artigo de estudantes do Unifeso - foto: Unifeso

As estudantes Gabriela Maggioni e Renata de Souza Ribeiro, do estudantes Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), assinaram um artigo publicado na Medical Student International (MSI), uma revista semestral da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA), que enfoca as perspectivas de saúde global trazidas por estudantes de Medicina em todo o mundo.

O texto intitulado “Embrace the future: a Free Hugs project” relatou a experiência do projeto “Abrace o futuro”, idealizado por membros do comitê local UNIFESO da IFMSA Brazil no dia do Vestibular de Medicina. Cinco estudantes do curso, após passarem por um processo de capacitação, colocaram em prática a ideia iniciando a abordagem pelos pais dos vestibulandos, para quem se apresentaram explicaram a iniciativa.

Em seguida, na saída da prova, abordaram os vestibulandos distribuindo os “abraços grátis”, trocando experiências, oferecendo brinde e finalizando com um questionário. Segundo Gabriela, os dados do artigo foram baseados no questionário, que mostrou a opinião dos vestibulandos sobre aquele momento e a ação realizada. “Tivemos comentários bem positivos, como incentivo a outras instituições fazerem o mesmo e sugestão para que continuemos com o projeto. Foi bem legal”, comemorou Gabriela.


De acordo com a conclusão do artigo, o projeto “atingiu seus objetivos e trouxe resultados extremamente positivos a todos os envolvidos. O ‘Abrace o futuro’ mostrou-se extremamente necessário para reduzir o estresse e ansiedade dos vestibulandos e formar profissionais com boa relação médico-paciente, a medida em que trabalha a empatia, a compaixão e o lidar com o outro”.