terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Novo edital para projetos ambientais


Projetos para o Meio ambiente - Foto de arquivo
 
Marcada para o dia 13 de janeiro, reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), às 17h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea). Em pauta, estudo e discussão sobre a elaboração de novo edital para utilização de verbas do Fundo. A iniciativa visa aprovar propostas de recuperação, preservação e conservação do meio ambiente, elaboradas por organizações não-governamentais e associações de moradores do município legalmente constituídas.
 
O lançamento de novo edital será debatido porque os dez projetos apresentados no chamamento público aberto entre os meses de junho e agosto de 2014 registraram algum tipo de pendência, técnica ou documental. Todos foram avaliados por uma comissão, formada por representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Agricultura e também por integrantes do Comdema.
 
A verba total a ser investida é de R$ 300 mil, recursos arrecadados através de compensações ambientais, pagamento de multas, de licenciamento ambiental e de repasses financeiros de outras instituições. Esse montante deverá ser aplicado nas áreas de Recursos Hídricos, Unidades de Conservação Ambiental e Entorno, Resíduos Sólidos, Monitoramento da Qualidade Ambiental e Saneamento Ambiental.
 
“Caso seja aprovado o lançamento de novo edital, essas propostas poderão ser reapresentadas com as devidas correções. Além disso, outras instituições poderão se candidatar a receber esses recursos, bastará que inscrevam as suas iniciativas de preservação ambiental”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.
 
Dentre os projetos apresentados em 2014 estão: a construção de um Centro de Convivência e Interpretação Ambiental; o uso do SIG (Sistema de Informações Geográficas) como ferramenta de apoio em análise espaço-temporal de uso da terra e cobertura vegetal no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e adjacências; restauração da mata ciliar do Rio Serrinha, em Vargem Grande, e implementação de ações de educação ambiental para moradores e produtores da região; implantação de programas de reciclagem no bairro Fischer; Sensibilizando com Sustentabilidade; estruturação do Núcleo de Serviço Crer-Sendo como brigada de incêndio voluntária no Vale da Gamboa; Interagir – Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental na gestão de resíduos sólidos; Ecoponto na Granja Guarani; e Águas e Flores.