terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Folia de Reis emocionou o ​público na Praça


Folia de Reis em Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira

Mesmo com tempo ruim e uma insistente chuva, os teresopolitanos fizeram questão de prestigiar a apresentação de Folia de Reis, realizada no último sábado, 24, na Praça Balthasar da Silveira, no Centro. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como objetivo marcar a passagem do Dia de Reis, ocorrido no último 6 de janeiro, mostrando ao público uma das mais antigas tradições da cultura brasileira.

O evento contou com a participação da Folia de Reis Estrela Guia, que saiu de Cruzeiro, no 2º distrito, especialmente para a apresentação. Fundada há 32 anos e comandada por mestre Reginaldo Lopes, a folia cantou por cerca de uma hora e meia, com 13 integrantes entoando hinos sobre dois episódios bíblicos: 40 dias após a apresentação de Jesus no tempo e a fuga para o Egito. Instrumentos como bandolim, violões, cavaquinhos, viola, acordeon, triângulo, bumbo, pandeiro, maraca e pandeirola fizeram parte da apresentação.

A homenagem ao Dia de Reis teria ainda um cortejo elas principais ruas do centro, cancelada em virtude do mau tempo. Contudo o improviso não impediu que o público apreciasse e se emocionasse com a apresentação, que teve ainda o momento de ofertas à bandeira.

Ao fim da apresentação, mestre Reginaldo agradeceu ao público. “Foi uma honra pra nós receber o convite da Secretaria de Cultura para esta apresentação. Uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. Só temos a agradecer pelo carinho e seguir com nossa evangelização. Afinal, a folia é folclore, mas também é religião”, comentou o mestre, que segue com a folia em apresentações até o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz.

Quem esteve presente, ficou comovido. “Foi lindo. Mesmo sem o cortejo, foi maravilhoso. Eu assisto folias de reis desde pequena e sempre fico encantada. Faço questão de acompanhar todos os anos”, comentou Odete Oliveira. As amigas Anita Maciel e Juraci Rodrigues também gostaram. “Nós somos de um tempo antigo. Eu acordava com a folia na porta da minha casa, com minha mãe os recebendo com bolos. Então, ver esta apresentação traz uma recordação muito boa desta época”, disse Anita. “São momentos que ficarão guardados pra sempre na nossa mente e que, a cada nova apresentação, nos enchem de emoção”, completou Juraci.