sexta-feira, 28 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal cria 'CPF' da Cultura


 Conferência Municipal de Cultura - Foto: Marco Esteves

A Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou nesta quarta-feira, 26 de junho, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis.  Promovida pela Secretaria de Cultura, e pelo Conselho Municipal de Cultura, o evento teve como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis e ratificar a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai viabilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive os repasses chamados fundo a fundo. A conferência teve 85 participantes e a presença de autoridades das esferas municipal, estadual e federal.

Na ocasião, foi apresentado à sociedade o Plano Municipal de Cultura, aprovado na semana passada por unanimidade e já publicado em Diário Oficial, que define as políticas públicas culturais para Teresópolis pelos próximos 10 anos. Também durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Teresópolis na 3ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para setembro. Ao fim do debate, 25 propostas foram apresentadas, sendo 16 delas aprovadas, que serão agora levadas à Conferência Estadual.

Na parte da manhã, foram realizadas palestras a respeito dos eixos temáticos da conferência, seguidas de debate. Ainda na parte da manhã, foi realizada a eleição dos delegados que vão representar Teresópolis na 3ª Conferência Estadual de Cultura. Foram eleitos pela sociedade civil o artista circense Ivo Bernardo e o produtor cultural Licko Turle, tendo como suplentes Rosayni Batalha e Carlos Artur Esteves.

Já pelo poder público, foi eleita a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, tendo como suplente o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida. Os seis formam a delegação de Teresópolis, composta ainda pelo Secretário de Cultura Wanderley Peres, que é delegado nato e participará da Conferência Estadual, buscando a defesa em bloco das propostas apresentadas.

Na parte da tarde, as atividades se voltaram para a discussão em plenária para apresentação e votação de propostas a serem levadas para a Conferência Estadual. A partir dos quatro eixos temáticos, foram apresentadas 25 propostas, sendo 16 delas aprovadas, algumas por unanimidade.