sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ações contra o bullying nas escolas municipais


Foto: Marcelo Ferreira

Após o sucesso do projeto Semana Contra o Bullying, no qual as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino promoveram ações para despertar a consciência dos alunos, pais, professores e demais funcionários a respeito do assunto, a Secretaria Municipal de Educação dará continuidade ao trabalho realizado. A fim de prevenir e combater o preconceito e a discriminação, contribuindo para a diminuição da repetência e da evasão escolar, a iniciativa tem como proposta reduzir o índice de violência nas escolas municipais e valorizar as atitudes de respeito e dos gestos de educação e gentileza entre os alunos.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos "apesar das boas intenções e dos esforços de vários segmentos da sociedade, esta prática ainda é recorrente em nossas escolas. Todos os dias, alunos sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de brincadeira. Por isso, resolvemos estender algumas das ações além do período do projeto", explica.

O bullying se configura nas ações que incomodam e constrangem crianças e adolescentes quando se dão de forma intencional e repetida. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que era considerado inofensivo, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até casos mais extremos. Não raro, afeta as relações interpessoais e o rendimento escolar que passa a cair devido ao fato de a pessoa não se sentir capaz de enfrentar a situação.

A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME, explica que a resposta de estudantes e educadores ao projeto foi tão positiva que as novas ações ocorreram de forma quase natural. “Cada unidade de ensino teve a liberdade, dentro da sua realidade, de promover as ações que acharam cabíveis em seu ambiente escolar. As respostas foram diversas e muito positivas como no caso do Cerom onde foi feito um rap sobre o tema ou exposições de cartazes e trabalhos artísticos, como fizeram escolas como Guilhermina de Almeida, Serra do Capim e Irene Santana do Valle”, exemplificou Carla Rabello.