quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Leitos para COVID-19 em Teresópolis são reativados lentamente


Reativação de leitos é urgente - Imagem ilustrativa

A ocupação de leitos exclusivos (clínicos e UTI) para tratamento de pacientes da COVID-19 em Teresópolis, atingiu os 100% no município, conforme painel da Prefeitura, atualizado na noite de 16/08. Na data de ontem, a assessoria de comunicação de Teresópolis soltou nota, dando conta da liberação de 3 (três) leitos UTI COVID, que já se encontram incluídos na estatística e ocupados.

Em junho o município tinha 50 leitos de UTI e 43 leitos clínicos disponíveis. A partir de uma diminuição no número de casos e outras "métricas" utilizadas, os leitos foram reduzidos pela Prefeitura (Gabinete de Crise) para 26 e 20 respectivamente, aparentemente de forma precipitada diante da realidade atual.

Ainda segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, "Na próxima segunda-feira, 23 de agosto, o grupo volta a se reunir para avaliar o cenário dos 14 dias anteriores e deliberar novas medidas de enfrentamento à pandemia". O final da nota, afirma que "A regulação de leitos é feita pelo Governo do Estado, de forma que o município pode receber pacientes de outros municípios, bem como dispor de vagas em outras cidades para pacientes locais". O que, na prática, significa que a solução, no momento, é enviarmos nossos pacientes para outros municípios, longe das famílias e com acompanhamento médico incerto e desconhecido...

Opinião

O momento é muito grave, e talvez fosse hora de providenciar a imediata reposição dos leitos desativados, antes da "reunião" da próxima segunda-feira, evitando mais mortes que recomeçaram a surgir nas estatísticas de forma rápida e firme, totalizando 799 no último painel divulgado. Seria muito interessante ainda, um reexame das últimas "flexibilizações", que na prática liberaram diversas atividades que propiciam a aglomeração e a disseminação do vírus. Quanto ao controle das medidas sanitárias, parece insuficiente diante do desafio de "fiscalizar" o cidadão que insiste em descumpri-las, quase sem repressão ou punição.