quarta-feira, 4 de abril de 2018

Sesc apresenta filmes pouco conhecidos de grandes diretores


Cena de “Budapeste”, de Walter Carvalho - Foto: Divulgação

Em abril, as unidades do Sesc RJ na Região Serrana irão apresentar filmes brasileiros dirigidos por cineastas de grande destaque, mas que ainda permanecem pouco conhecidos pelo grande público. São obras de Suzana Amaral, Walter Carvalho e Lucia Murat.

O público terá a chance para assistir filmes que fizeram grande sucesso de crítica, que serão exibidos no Sesc Teresópolis. A entrada é franca.

Filmes

 - Em “Hotel Atlântico” (Suzana Amaral | 110’ | 2009 | 14 anos | FIC), Alberto (Júlio Andrade) é um ator desempregado, que vive no Hotel Atlântico. Um dia, após ver o IML retirar um cadáver do hotel, ele decide iniciar uma jornada. Durante a viagem de ônibus ele conhece uma polonesa (Lorena Lobato) e, ao chegar, recebe abrigo de um sacristão (Gero Camilo). Depois de sofrer um acidente e ser levado a um hospital, ele conhece o enfermeiro Sebastião (João Miguel) e Diana (Mariana Ximenes), a filha do médico que o atende. Os dois provocam grandes mudanças em sua vida.

 - “Maré, nossa história de amor” (Lucia Murat e Lúcio Kodato | 105’ | 2008 | 16 anos | FIC), é ambientado na favela da Maré, no Rio de Janeiro, dividida pela briga pelo poder no tráfico de drogas. Analídia (Cristina Lago) é a filha de um dos chefes, que está atualmente preso. Jonatha (Vinícius D'Black) é o MC da comunidade e também irmão de Dudu (Babu Santana), que disputa o poder com o pai de Analídia. O sonho de Jonatha é gravar um CD, mas ele reluta em aceitar a proposta de Dudu para financiar sua produção, já que o dinheiro viria do tráfico. Jonatha e Analídia vivem em famílias rivais e se apaixonam ao se conheceram no grupo de dança da comunidade, coordenado por Fernanda (Marisa Orth).

 - Baseado no livro homônimo de Chico Buarque, o filme “Budapeste” (Walter Carvalho | 113’ | 2009 | 16 anos | FIC) conta a história de José Costa (Leonardo Medeiros), um bem sucedido ghost writer. Ao retornar do Congresso de Escritores Anônimos, em Istambul, uma ameaça de bomba faz com que seu vôo aterrisse em Budapeste, na Hungria. Ao chegar, o escritor se apaixona pelo idioma local. Já de volta ao Rio ele reencontra Vanda (Giovanna Antonelli), sua esposa, e o filho. Entretanto sua vida torna-se cada vez mais infeliz, o que faz com que comece a murmurar em húngaro enquanto dorme. Para salvar o casamento Costa passa a escrever autobiografias, numa tentativa de que a vida de outras pessoas o salve do tédio que sente. Seu maior sucesso comercial é "O Ginógrafo", que conta as aventuras amorosas de um alemão, Kaspar Krabbe (Antonie Kamerling), no Brasil. Só que Vanda se apaixona por Krabbe, acreditando ser ele o autor do livro, o que faz com que Costa sinta-se traído e ressentido com o trabalho que exerce.

Programação completa - SESC TERESÓPOLIS

01/04. 15h – Hotel Atlântico.
04/04. 18h30 – Hotel Atlântico.
08/04. 15h – Maré, nossa história de amor.
11/04. 18h30 – Maré, nossa história de amor.
15/04. 15h – Budapeste.