quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Campanha 'Respeite a Vaga do Deficiente Físico'


Palestra com a Guarda municipal - Foto: Marcelo Roza
 
Os guardas municipais participaram nesta terça, dia 17, da palestra de lançamento da campanha ‘Respeite a Vaga do Deficiente Físico’, iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Estamos investindo na conscientização, já que apenas notificar os infratores não surte o efeito desejado. É uma questão de cidadania”, comentou o secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz. A palestra contou com depoimentos de condutores sobre a dificuldade de encontrar disponíveis as vagas destinadas aos deficientes físicos.
 
Outra iniciativa que integra a campanha será a fiscalização especial que acontecerá na quinta-feira, 19, a partir das 14h, em ruas do centro da cidade. A ação de conscientização contará com a participação de agentes da Guarda Municipal e também de deficientes físicos. Na ocasião, os motoristas que desrespeitarem a lei de trânsito e estacionarem em vagas destinadas aos deficientes receberão uma ‘multa moral’, ou seja, um adesivo de cor azul que não notifica, mas orienta e conscientiza o motorista sobre o descumprimento de tal determinação.
 
A Secretaria de Segurança Pública ressalta que estacionar em vaga destinada a deficientes físicos é considerado uma infração ao código de trânsito brasileiro, sujeita à multa e perda de três pontos na carteira de habilitação.