terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sirenes do Sistema de Alerta funcionam em simulado


Sirenes funcionaram em simulado - Foto de Arquivo

As 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Teresópolis funcionaram perfeitamente durante o exercício simulado mensal realizado na manhã desta sexta, 10/08. Todas soaram depois de acionadas por sistema remoto, através da internet, da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca.

Coordenado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o teste mensal foi acompanhado pela equipe da Defesa Civil Estadual, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, vinculada ao Sistema Nacional de Defesa Civil. Contou, ainda, com a atuação dos agentes de Defesa Civil e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), posicionados nas 12 comunidades onde o sistema se encontra instalado.

No treinamento, agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, são treinados para agir em casos de alerta de chuva. Por meio de aparelhos celulares eles são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, são responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros predeterminados.

Teresópolis conta com 21 equipamentos do Sistema de Alerta e Alarme em 13 comunidades: Santa Cecília (1), Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1). Já os Núcleos Comunitários de Defesa Civil estão implantados em 17 comunidades, reunindo 227 voluntários treinados.