sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fórum da Agenda 21 encerra Semana do Meio Ambiente


Conferência do Fórum da Agenda 21 - Foto: Jeferson Hermida

A II Conferência do Fórum da Agenda 21 encerrou, nesta quarta-feira, 06/06, no Teatro Municipal, as atividades da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com o resumo das atividades do Fórum, como o trabalho de produção do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Também foi realizada assembleia extraordinária para escolha dos membros que irão cumprir mandato de 2 anos no Fórum e apresentada proposta para que o novo colegiado elabore, em conjunto com outras entidades, um documento contendo políticas públicas para diversos setores, que será entregue aos candidatos a prefeito nas eleições de outubro.

“O Fórum é formado pela integração dos representantes de diversos setores da sociedade e é responsável por propor e buscar a implantação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Em Teresópolis, já conquistamos alguns avanços, como a criação do Parque Municipal e o projeto de coleta seletiva, mas temos bastante trabalho pela frente”, frisou Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum da Agenda 21 Local de Teresópolis.

A II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis contou com a presença da Coordenadora Técnica do Grupo Gestor, Patrícia Kranz, contratada pela Petrobras para prestar consultoria aos 14 municípios inseridos no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) no projeto da Agenda 21 Local. “Temos algumas novidades sobre esse trabalho, como a reformulação do site do projeto, que passará a dar ainda mais destaque aos fóruns municipais e a possibilidade de criarmos um fórum regional visando à integração entre as cidades vizinhas”, comentou Patricia Kranz.

Candidatos a Prefeito e o desenvolvimento sustentável

Em 2011, percebendo a necessidade de articulação junto aos diversos segmentos da sociedade para que as propostas contidas na Agenda 21 Local tivessem maior possibilidade de serem concretizadas, o grupo de trabalho do Fórum, em conjunto com representantes do Movimento Nossa Teresópolis, Ceat (Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis) e do Fórum Permanente Pensar Teresópolis, elencou as prioridades para a gestão pública em vários segmentos: Políticas para a Criança e a Juventude; Políticas para a Mulher; Políticas para a Habitação; Políticas para o Trabalho, Emprego e Renda; e Políticas de Gestão, que solicita reconhecimento e apoio ao trabalho realizado pelo Fórum.

“Esse documento será apresentado aos candidatos a prefeito em um evento público. Em seguida, será realizado novo encontro para que os candidatos se pronunciem a respeito das propostas. Eles também deverão explicar como pretendem colocar em prática essas políticas públicas”, explicou Ana Maria Gomes de Almeida, que integra o grupo de trabalho.