sexta-feira, 25 de novembro de 2011

2º Simulado do Sistema de Alerta contra chuvas acontece neste domingo, 27/11


A Prefeitura realiza neste domingo, 27, a partir das 10h, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o segundo simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme instalado em comunidades do município. O exercício será realizado na Coreia, Granja Florestal e Jardim Salaco.


Esperamos que nessa simulação todos os habitantes da região possam ouvir as sirenes de alerta, o que não ocorreu na região do Meudon, no 1º simulado.



É bom lembrar que com o barulho de uma chuva forte será ainda mais difícil ouvir o alarme. É bom que esses simulados sejam mais do que propaganda política, tendo em vista as vidas que podem ser salvas, pelo sistema, em caso de fortes chuvas.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros.