quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prevenção contra IST/AIDS durante o Carnaval em Teresópolis


Diversão com responsabilidade durante o Carnaval. Com esse foco, as equipes dos postos de saúde da família e unidades básicas de saúde de Teresópolis vão botar o bloco na rua, a partir do dia 17 de fevereiro, para realizar várias ações de conscientização sobre prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e AIDS.

Rodas de conversa para sensibilizar, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos das doenças, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos para diagnosticar IST/AIDS, sífilis e hepatites virais serão promovidos nas unidades de saúde, escola e em áreas públicas. Também haverá distribuição de preservativos nos hotéis e motéis da cidade.

Cadastramento

Vários postos e unidades vão aproveitar para cadastrar os pacientes de sua área de abrangência e também os usuários que atendem eventualmente. “Essa medida é para cumprir o novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde, área que abrange o atendimento pelas equipes de saúde da família e de unidades básicas de saúde. A partir deste ano, o repasse de recursos do Governo Federal aos municípios leva em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas no atendimento à população”, explica Edneia Martuchelli, subsecretária municipal de Atenção Básica.

Confira as ações programadas:

PSF Granja Guarani – dia 17/02, 15h, Colégio Estadual Euclydes da Cunha: roda de conversa sobre cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos. Dias 18/02 e 20/02, na sala de espera: palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e agendamento de testes rápidos. Unidade Básica de Saúde Pessegueiros - 17 e 18/02, 9h às 12h: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e de material de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos na unidade.

PSF Vargem Grande – de 17 a 21/02: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis e responsabilidade no trânsito, testes rápidos, distribuição de preservativos, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto.

Unidade Primária de Saúde Santo Antonio/Alto - 17 a 21/02: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis e responsabilidade no trânsito, distribuição de kits com preservativos e informativos, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos na unidade, atualização do cartão SUS.

PSF Meudon – dia 18/02, 11h às 14h: informações e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto.

PSF Quinta Lebrão – dia 18/02, 13h às 16h, Igreja Assembleia de Deus: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto.

PSF Venda Nova (Área rural) – dia 19/02, Igreja Nossa Senhora da Conceição: roda de conversa, distribuição de preservativos, testes rápidos e pesagem do Programa Bolsa Família.

PSF Barra do Imbuí – Dia 20/02, Praça Maria Corina Paim: orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos.

PSF Fonte Santa – Dia 20/02, na Praça da Fonte Santa: orientação, distribuição de preservativos e testes rápidos.

PSF Pimenteiras – dia 20/02, 13h às 16h: distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos e intensificação de vacinação contra sarampo.

Unidade Móvel Ermitage – Dia 20/02, 13h às 16h, Rotatória da Fazenda Ermitage: orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, dicas de alimentação e de hidratação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar.

Unidade Básica de Saúde Água Quente (2º Distrito) - dia 20/02, em espaço do posto de gasolina: distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, informações sobre o Programa Bolsa Família.

PSF Araras – Dia 21/02, 9h às 16h, Praça do bairro Santa Cecília: distribuição de preservativos, testes rápidos e pesagem do Programa Bolsa Família.

PSF Beira Linha – dia 21/02, 9h às 16h: distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, pesagem do Programa Bolsa Família.

PSF Rosário – dia 21/02, 10h às 15h, Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra): distribuição de preservativos e de material de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, teste rápido, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário