quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Projetos culturais de Teresópolis aprovados em seleção


'Rap in Favela' é um dos projetos - Imagem ilustrativa
 
Dentro das diversas atividades da Secretaria de Cultura, uma das procuradas com maior frequência é a assessoria para a elaboração de projetos. Com o auxílio dos servidores Nara Zeitune e Marcos Alexandre Dornelles, dois projetos participantes do Edital Microprojetos Culturais foram aprovados nas primeiras etapas do processo seletivo.
 
Este edital, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, é específico para incentivar projetos elaborados por jovens ou direcionados o público com idade entre 15 a 29 anos e que sejam realizados em dentro de territórios populares do estado do Rio de Janeiro. Integrando o Circuito Favela Criativa, este conjunto de projetos oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural.
 
Os projetos ‘Rap in Favela’ e ‘I Festival São Pedro de Cultura de Rua’ são de autoria de Bruna Proença e Victor Santos da Silva, respectivamente, foram aprovados nas primeiras fases da seleção do edital, terão a chance de se apresentar à banca examinadora para continuarem concorrendo ao incentivo de R$ 12 mil.
 
Os idealizadores participaram da oficina de elaboração de projetos do Rio Criativo, realizada em Nova Friburgo. O ‘Rap in Favela’ é um evento social que visa a transmissão de informação para jovens de periferias com foco na cultura Hip hop através das diversas áreas artísticas. O projeto estruturado pelo Underground Coletivo tem previsão para acontecer em espaços públicos, como praças e escolas, utilizando música, teatro, artes plásticas, cinema e dança.
 
Já o ‘I Festival São Pedro de Cultura de Rua’ tem com objetivo o fomento cultural por meio das artes de rua praticadas pelos jovens das comunidades que formam o bairro de São Pedro, o mais populoso na cidade de Teresópolis RJ.