terça-feira, 16 de julho de 2013

Teresópolis fez bonito na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática


Prefeito Arlei recebe premiados da OBMEP - Foto: Marco Esteves

A Secretaria Municipal de Educação recebeu troféu como uma das duas melhores secretarias do Estado do Rio de Janeiro, segundo a avaliação dos organizadores da 8ª OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Isso, graças às classificações de seus alunos que conquistaram medalhas de prata e bronze, além de trinta menções honrosas na competição.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Ao todo, se inscreveram na última edição cerca de 19 milhões de alunos em todo o país. Os estudantes de Teresópolis mereceram destaque na entrega das premiações estaduais no dia 15 de julho, em solenidade no Teatro Mario Lago do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, devido ao seu bom desempenho na competição.

Entre os destaques municipais, o aluno Daniel de Freitas Quintanilha do Centro Educacional Beatriz Silva (CEBES), premiado no nível 1 com medalha de prata, obteve 12º lugar no Estado, ficando entre os cem melhores alunos do país. Ainda no nível 1, Teresópolis teve destaque em 3 escolas municipais com alunos premiados com medalha de bronze:  Centro Educacional Beatriz Silva (CEBES) – Geovane Braga dos Santos; Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM) – Gabriel Macedo Luna; e E.M. Profª Neidy Angelica de Souza Coutinho – Matheus Silva de Siqueira Jesus. Além disso, trinta alunos da Rede Pública Municipal de Ensino receberam menção honrosa por destacado raciocínio lógico e a professora Claudia Telles, do Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), ficou entre os 31 professores premiados do Estado do Rio de Janeiro.

Premiação e reconhecimento

Além dos certificados e medalhas, os alunos vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze, ganham Bolsas de Iniciação Científica Jr., patrocinadas pelo IMPA, e os alunos de Teresópolis ganharam um incentivo extra: Notebooks das mãos do Prefeito Arlei, em um café da manhã especial em seu gabinete na Prefeitura Municipal.

“Esta iniciativa do prefeito Arlei em premiar nossos estudantes com um notebook para cada um deixou todos muito felizes. Tenho certeza que isso incentivará esses e outros alunos a buscarem resultados melhores em suas avaliações, além de servir como um estímulo para todas as suas vidas acadêmica e profissional”, salientou a professora Carla Rabello, Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.