quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Professor da cidade tem projeto publicado em revistas internacionais

Professor Adenilson no laboratório do Unifeso
O professor Adenilson de Souza Fonseca, dos cursos de Medicina e Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), tem contribuído de forma importante para a pesquisa institucional através do desenvolvimento de diversos projetos de iniciação científica na área da saúde e de publicações em revistas importantes da mesma área. Atualmente, o docente está participando do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) com o projeto “Efeitos Moleculares e Celulares de Lasers Terapêuticos”.

O projeto, que tem como objetivo principal avaliar os efeitos biológicos de laser de baixa intensidade visível e infravermelho em nível molecular e celular, já foi publicado nas revistas Laser Physics, Lasers in Medical Sciences, Lasers in Surgery and Medicine, e Photochemistry and Photobiological Sciences. O estudo também pretende avaliar os efeitos da exposição ao laser vermelho e infravermelho no crescimento de culturas bacterianas deficientes e proficientes nos mecanismos de reparo de lesões no DNA; na sobrevivência de culturas bacterianas deficientes e proficientes nos mecanismos de reparo do DNA expostas à radiação ultravioleta germicida; no perfil eletroforético de plasmídios pBSK; na sobrevivência de culturas bacterianas deficientes e proficientes nos mecanismos de reparo do DNA portadoras de plasmídios pBSK; na transformação bacteriana com plasmídios pBSK; na filamentação em culturas de E. coli deficientes e proficientes nos mecanismos de reparo do DNA; e na ação de enzimas de reparo do DNA em plasmídios bacterianos.

“O Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão do UNIFESO é de grande importância, pois através dele há possibilidade de oferta e incentivo de estágio para alunos de iniciação científica, bem como o desenvolvimento de projetos”, ressaltou o professor Adenilson.