quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tour do Rio chega a Teresópolis. Veja como fica o trânsito

Tour do Rio em Teresópolis - Foto: Marco Esteves

Maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta-feira, 31. Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, seguindo pelo centro da cidade até a Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, na Várzea. No local será montada uma estrutura de apoio ao evento que contará com diversas atividades nos intervalos da prova, além de sorteio de 10 bicicletas. Os atletas passarão ainda por Rio das Ostras e retornam ao Rio de Janeiro, onde termina o percurso, no dia 2 de setembro.

O Tour do Rio chega a 3ª edição com 10 equipes brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de 100 atletas. A prova vai reunir ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal. Os competidores vão percorres 806 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por cinco cidades.

Entre a saída na capital fluminense, no dia 29 de agosto, e o retorno, no dia 2 de setembro, os ciclistas vão passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. Durante cada dia, será disputada uma etapa, em percursos que vão de uma cidade à outra, em meio a cenários deslumbrantes de mar, serra, fazendas coloniais e muitas outras paisagens.

Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguindo pelo centro da cidade até o pátio da Prefeitura, na Várzea, onde serão promovidas diversas atividades, entre elas, o projeto Adeus Rodinhas, que prevê um trabalho especial para o desenvolvimento da psicomotricidade, de autoestima e conquista da segurança para crianças que ainda não pedalam sem a proteção das rodinhas de apoio.

Os ciclistas vão permanecer na cidade até o dia 1º de setembro, seguindo, logo depois, para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Todo o trajeto dos atletas será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para segurança dos competidores e a organização do trânsito.

Esquema de trânsito

Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito vai ficar em meia pista da Av. Lúcio Meira, na altura da Rua Francisco Sá, até a Cedae, na Feliciano Sodré, onde o tráfego vai seguir pela contramão até a altura da Rua Nova Friburgo, quando volta para a mão normal seguindo para o Alto. Para quem precisar ir para São Pedro, deve seguir pela Lúcio Meira e passar direto para a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada.

O motorista que vier do Corta Vento ou do Panorama, sentido Várzea ou São Pedro, deverá seguir pela Rua Carmela Dutra até a Rua Magé, retornando sentido Várzea até o cruzamento da R. Tenente Luiz Meirelles com a Av. Feliciano Sodré e acessar à direita se for para São Pedro. Se o destino for a Várzea, basta continuar na Feliciano Sodré. Esses desvios acontecem entre 14h e 16h.

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 1º de setembro, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, entre 7h e 8h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário