quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Oficina abre a Semana Mundial da Amamentação na cidade


Início da campanha nessa quarta

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2012 em Teresópolis será aberta oficialmente nesta quarta, 1º de agosto, com uma oficina educativa direcionada às gestantes e mães atendidas no Centro Materno Infantil (Avenida Feliciano Sodré, 1130 – Várzea). A atividade terá início às 10h, dentro do tema da campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno: “Entendendo o passado – planejando o futuro”.

Palestras, debates, exibição de vídeos e jogos educativos são algumas ações que estão sendo planejadas pelas unidades de saúde do município para incentivar essa prática que garante a saúde de mães e bebês. As ações serão realizadas até o dia 7 de agosto.

Entre as atividades a serem realizadas no PSF da Beira Linha estão exposição de fotos com mães amamentando, exibição de vídeos educativos na sala de espera e bate-papo com as mães sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida e após este período. Durante a semana, agentes comunitários do PSF de Pimenteiras farão visitas domiciliares para conscientizar as famílias sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê; e no dia 6 oferecerá café da manhã para a sua clientela, com exibição de vídeo sobre promoção e apoio ao aleitamento materno. Já a Unidade Básica de Saúde de Vieira, no interior do município, realizará, no dia 7, atividade educativa com mães e gestantes, abordando mitos na amamentação, planejamento familiar e manejos de amamentação.

Uma conferência sobre o tema “Amamentação em Teresópolis: entendendo o passado, vivenciando o presente, investindo no futuro” acontecerá na sexta-feira, 3 de agosto, às 18h, na Sociedade de Ciências Médicas (Rua Wilhelm Christian Kleme, 680 – Ermitage). A palestrante será a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, responsável pela tradição que Teresópolis mantém, há mais de 20 anos, na sensibilização e conscientização de gestantes e mães para a prática do aleitamento materno no município.

Dramatização sobre o diálogo entre duas gerações, balé das mães e seus bebês, apresentação da cantora Pámela Rezende e homenagem à madrinha da campanha em Teresópolis fazem parte da solenidade.