quinta-feira, 1 de março de 2012

Saúde para os Profissionais da Educação municipal


Educadores municipais atendidos - Foto: AssCom PMT

O Programa de Saúde dos Profissionais da Educação – PSPE -, que oferece suporte aos educadores através de orientação e capacitação por meio de palestras e dinâmicas, continua seu atendimento na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis.

A proposta é estimular hábitos saudáveis e contribuir para a prevenção de doenças e elevação da autoestima dos profissionais da área de educação. Coordenado e desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o PSPE já atendeu mais de 60 escolas e tem como meta para 2012 visitar todas as unidades escolares da rede.

O PSPE trabalha basicamente na prevenção de doenças que têm grande incidência entre os profissionais de educação, distúrbios relacionados ao trabalho que acabam levando a incapacidade laboral temporária ou permanente, fazendo também o mapeamento nas escolas para um melhor diagnóstico dos problemas, além das palestras e oficinas de capacitação.

De acordo com a psicóloga Cláudia Ribeiro, o foco do programa é a reeducação permanente dos profissionais de ensino. “Além de focarmos um olhar diagnóstico em nossos educadores, tentando entender seus principais problemas, revisitamos suas práticas dentro do processo de trabalho, procurando criar um grupo de apoio moderador do stress no cotidiano profissional dessas pessoas”, explica Cláudia.