sábado, 24 de março de 2012

Ação de conscientização sobre Tuberculose


Não deixe algo tão pequeno fazer tanto mal a você!

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24/03, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove durante a semana de 26 a 30/03, em Postos de Saúde da cidade, atividades de sensibilização sobre o tema. Será distribuído material explicativo sobre a doença.

Será divulgado também, o Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde. De acordo com a Coordenadora do programa, Elvira Crivano, é fundamental que a população esteja bem informada sobre a doença. "A nossa intenção é informar sobre os sintomas e os cuidados a serem tomados. Vamos enfatizar a busca dos sintomáticos respiratórios para fazermos o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a médica".

Sintomas e tratamento

Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames.

O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável. O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21) 2742-9883.