sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Campanha 'Setembro Amarelo' de prevenção ao suicídio


Durante todo o mês, equipes de vários Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estarão realizando ações em prol da campanha ‘Setembro Amarelo’. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio.

As atividades, como palestras, rodas de conversa e trocas de experiências, serão desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes. Também serão feitas visitas a escolas e instituições que solicitarem esclarecimentos.

Nesta quarta (04), equipe do PSF da Granja Guarani fez uma dinâmica de grupo, com palestra e bate papo sobre depressão e suicídio, para 170 alunos do Colégio Estadual Euclydes da Cunha.

A campanha

Realizado desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.


O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem como copatrocinadora a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário