quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Unifeso realiza reuniões contra o uso do tabaco na instituição


'Grupo Tabaco' no Campus Sede - Foto: Unifeso

O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está realizando com funcionários e estudantes reuniões contra o tabagismo com o tema “Abordagem cognitiva-comportamental com apoio de medicação: reposição de nicotina”. Os encontros começaram semanalmente, passando depois a serem quinzenais e depois se tornarão anuais.

Os encontros auxiliam também o projeto UNIFESO Livre do Tabaco, instituído pela Reitoria do UNIFESO, e estão vinculados ao trabalho de pesquisa do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do professor Carlos Luiz da Silva Pestana, que conta com a ajuda dos estudantes Geórgia Marielle Soares Chagas, Vinícius Giori Ferrão, Aline Santos Amorim, Monique Rosa de Mendonça e Carla Iracema Almeida dos Santos.

De acordo com o professor Carlos Pestana, “estamos na quinta reunião de tratamento onde todos os participantes, onze funcionários, são ex-fumantes e estão usando como apoio ao tratamento os adesivos de nicotina. Para cada ex-fumante em tratamento há um estudante auxiliando na prevenção de uma possível recaída.

O tratamento está fluindo bem com a ajuda dos estudantes e dos funcionários, que estão respondendo a contento. Até a última reunião todos pararam de fumar, e vemos que está acontecendo uma grande repercussão em outros funcionários da Instituição e até além disso já que pessoas que não trabalham no UNIFESO estão procurando as reuniões. Os maridos de duas funcionárias pararam de fumar devido ao tratamento das mesmas”.