quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prefeitura vacina cães e gatos contra raiva dia 21/09

Vacine seu animalzinho - Foto ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado dia 21/09, das 9h às 16h, na Várzea e em Vargem Grande e Bonsucesso, no 3º Distrito, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. Os animais devem estar portando guia e focinheira e conduzidos por pessoa adulta. Na Várzea, a imunização acontece em unidade móvel na Praça Olímpica e, no interior, nas Unidades Básicas de Saúde da Família de Bonsucesso e de Vargem Grande.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento permanente para vacinação animal gratuita no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A raiva

A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando o animal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário