quarta-feira, 4 de abril de 2012

Evento pelos 100 anos da conquista do Dedo de Deus


Início das comemorações - Foto: Cláudio Furtado

Teve início nesta terça-feira, 3 de abril, o evento 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista', promovido pela Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em comemoração aos 100 anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo.

A abertura do ciclo de atividades aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com a exibição do documentário 'Caminho Teixeira' e palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros. A programação segue até domingo, 8 de abril, com uma série de atividades lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.
Além do filme, exibido em dois horários, foi realizada palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, Marcello Medeiros, que falou sobre a conquista em si e sua importância para o desenvolvimento do alpinismo como conhecemos hoje. “A conquista do Dedo de Deus foi um divisor de águas. Até então, as pessoas apenas subiam trilhas. A empreitada de 1912 mudou a história do montanhismo”, destacou Marcello, que falou ainda sobre outras escaladas e sobre o alpinista teresopolitano Mozart Catão, primeiro brasileiro a chegar ao cume do Monte Everest.

Quem assistiu, gostou do que viu. “Estamos vivenciando aqui uma atividade histórica e cultural, que certamente vai enriquecer o conhecimento dos nossos alunos”, comentou a professora Rosa Cristina. “Eu não conhecia esta história. Não fazia a menor ideia e achei incrível”, disse a aluna Maria Eduarda Silveira, de 13 anos. A exibição contou ainda com a presença de Hilda Teixeira, filha de José Teixeira Guimarães que, aos 91 anos, fez questão de prestigiar a homenagem.

Confira outros eventos das comemorações em: http://www.portaltere.com/eventos.html