sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Universitários participam de debate com empresários de Teresópolis


'Estratégias para organização do trabalho' - Foto: Unifeso

O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no dia 26 de setembro o workshop “Estratégias para organização do trabalho e da produção nas empresas de Teresópolis e região”, com o objetivo de discutir os desafios da organização do trabalho e da produção através de experiências praticadas por pequenas e médias empresas.

A primeira mesa de debates contou com os empresários Dr. Jorge Bragança, Sr. Carlos Antonio Carreiro de Carvalho e Sr. Azra El Akbar. “Hoje só entra no mercado se tiver um produto e se souber divulgá-lo e mantê-lo na indústria permanente da excelência. Vivemos na sociedade do conhecimento, o trabalhador de hoje tem que entender bem da sua área, mas também de muitas outras coisas, e ter principalmente a capacidade de criação e inovação”, colocou o professor Jorge Bragança.  Após um intervalo com o debate aberto ao público, formou-se uma nova mesa-redonda para discutir a “Organização do Trabalho em Empresas de Grande Porte: os casos da IBM Brasil e da Petrobrás”, com o Sr. Luiz William Gregory e o professor Nélio Paes de Barros.

De acordo com a professora Michelle Bronstein, do curso de Engenharia de Produção que organizou o evento e mediou os debates, a intenção do evento foi “articular experiências e práticas relacionadas à importância das pessoas na organização do trabalho e da produção, com aspectos apontados na literatura que tratam destas temáticas. A importância do evento reside em proporcionar trocas de experiências entre os convidados participantes e os estudantes”.


Para o estudante Lucas Figueiredo, do sétimo período do curso de Engenharia de Produção, o evento agrega muito ao profissional em formação por dar a oportunidade de “ouvir a experiência de empresários da cidade conhecendo as dificuldades que passaram e ter a humildade de aprender com os erros e com e acertos, nos mostrando caminhos para seguir a carreira”.