sábado, 11 de janeiro de 2014

Prefeitura atualiza Plano Municipal de Defesa Civil


Roberto Silva, Sec. de Defesa Civil - Foto: Marco Esteves

Realizada nesta sexta-feira, dia 10/01, a primeira reunião de atualização das atribuições de todos os envolvidos no Plano Municipal de Defesa Civil. O documento estabelece as medidas que os órgãos públicos, as organizações não-governamentais e a comunidade precisam tomar em caso de desastres naturais, como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra.

A iniciativa cumpre a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e também atende a orientação do Ministério Público Estadual. O Plano prevê diferentes etapas de execução, com atribuições aos diversos setores envolvidos para trabalhar a prevenção e a preparação para calamidades, assim como determina as ações que devem ser realizadas para restabelecer a normalidade da cidade após o evento natural.

Durante a reunião foram discutidas as estratégias operacionais caso o Plano venha a ser executado, e as atribuições de cada secretaria. O secretário de Defesa Civil ressaltou a importância do planejamento para minimizar os efeitos colaterais em caso de acidente geológico.

“O Plano de Defesa Civil é uma ferramenta que o município deve ter para se organizar e enfrentar situações de desastres, pois tão importante quanto a prevenção é a preparação antes da ocorrência de um evento adverso. Não tem como evitar os acidentes naturais, mas com um planejamento prévio podemos amenizar o sofrimento da população”, salientou o coronel Roberto Silva, Secretário Municipal de Defesa Civil.