sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Veneno de serpentes será tema de estudo de acadêmica


Ticiana Santa Rita - Foto: Unifeso

Cursando o sétimo período de Farmácia, a estudante Ticiana Santa Rita, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi selecionada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) para fazer o curso de férias - edição de verão – sobre “Veneno de serpentes como fonte de proteínas biologicamente ativas: aplicação de metodologias proteômicas”, que acontece de 21 a 31 de janeiro de 2013. O projeto tem como objetivo apresentar as metodologias utilizadas na pesquisa básica, conceituando e contextualizando os diferentes assuntos e sua importância para a saúde no país.

Essa área foi a escolhida pela acadêmica para dar continuidade aos estudos ao término da graduação e está dentro da temática do trabalho de conclusão de curso desenvolvido por ela. Ticiane destaca que hoje são necessários mestrado, doutorado e todos os cursos de extensão e aprimoramento para uma melhor colocação no mercado de trabalho, que está muito concorrido. “Novas informações e conhecimentos aparecem rapidamente e, para acompanharmos este fluxo, precisamos nos atualizar permanentemente. Acredito que assim podemos fazer a diferença”, concluiu a estudante.

De acordo com ela, o processo seletivo foi através de análises de cartas de interesse e currículos enviados ao Instituto. Foram disponibilizadas 24 vagas, sendo 11 para o curso teórico e 14 para o curso teórico-prático no qual ela ficou em 3º lugar. “Ao final do curso passaremos por avaliação e entrevista para seleção para prática supervisionada, que será realizada num período de 30 a 60 dias após o término do mesmo”, contou.