Dramatização foi tema de trabalho, em Brasília
O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi representado pela professora Karla Dames no XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, que ocorreu em Brasília, de 12 a 15 de setembro. Na ocasião, foram realizados debates, construídas estratégias e reafirmada a luta pela formação profissional com qualidade, ética, compromisso, seriedade e responsabilidade com a sociedade e seus desdobramentos no mundo do trabalho.
No evento, a professora Karla Dames apresentou o pôster intitulado “A dramatização como estratégia de ensinagem no curso de Fisioterapia do UNIFESO”, trabalho que contou com a participação do professor Paulo Cezar de Souza, também do curso de Fisioterapia. “A experiência de demonstrar o que estamos fazendo foi gratificante. Muitos docentes, alunos e profissionais se interessaram pelo assunto e quiseram saber mais detalhes, com o objetivo de implantar essas estratégias em seus serviços e na sala de aula. Além disso, várias discussões enriqueceram a minha visão sobre o ensino e o papel do docente na formação do profissional de saúde”, avaliou a professora Karla.
Como membro do colegiado da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) na Seção Estadual do Rio de Janeiro, Karla busca sempre participar de eventos da área e começou com isso a instaurar novas estratégias de ensino-aprendizagem dentro do curso de Fisioterapia. “A resposta tem sido excelente! Os estudantes participam com mais entusiasmo e constroem seu conhecimento, o que é isso é fundamental para o processo de aprendizagem”, observou.
No evento, a professora Karla Dames apresentou o pôster intitulado “A dramatização como estratégia de ensinagem no curso de Fisioterapia do UNIFESO”, trabalho que contou com a participação do professor Paulo Cezar de Souza, também do curso de Fisioterapia. “A experiência de demonstrar o que estamos fazendo foi gratificante. Muitos docentes, alunos e profissionais se interessaram pelo assunto e quiseram saber mais detalhes, com o objetivo de implantar essas estratégias em seus serviços e na sala de aula. Além disso, várias discussões enriqueceram a minha visão sobre o ensino e o papel do docente na formação do profissional de saúde”, avaliou a professora Karla.
Como membro do colegiado da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) na Seção Estadual do Rio de Janeiro, Karla busca sempre participar de eventos da área e começou com isso a instaurar novas estratégias de ensino-aprendizagem dentro do curso de Fisioterapia. “A resposta tem sido excelente! Os estudantes participam com mais entusiasmo e constroem seu conhecimento, o que é isso é fundamental para o processo de aprendizagem”, observou.