Durante encontro na manhã desta quinta-feira, dia 16/02, no Hospital São José (HSJ), com pacientes de hemodiálise de Teresópolis, o Prefeito Arlei, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna, e o diretor executivo do HSJ, Nélisson do Espírito Santo, anunciaram que começa dia 19/03 o atendimento emergencial aos pacientes do serviço de nefrologia. Doze máquinas terão a capacidade de atender, em três turnos, 72 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Itaboraí.
Paralelamente, será construído o Centro de Tratamento de Hemodiálise, onde serão feitos cerca de 200 atendimentos. “Hoje, Teresópolis possui 96 pacientes que fazem o tratamento de diálise e a capacidade do Centro de Tratamento, que será construído em frente ao Hospital, fará com que o município se torne uma referência na região serrana, podendo atender pacientes de outras cidades”, destacou o Prefeito Arlei.
Segundo Nélisson do Espírito Santo, diretor do HSJ, as máquinas para o tratamento devem chegar na semana após o carnaval. “Trabalharemos com equipamentos avançados, de última geração”, anunciou.
O segundo passo da parceria entre o Hospital, Município e Estado será a implantação do Centro de Tratamento, que contará com 34 poltronas de atendimento, salas de recuperação e consultórios. “Teremos 667 metros quadrados de área construída exclusivamente para a nefrologia. A planta já está pronta e será analisada e validada pelo serviço de vigilância sanitária do Estado no dia 27 de fevereiro. Após a validação, serão iniciadas as obras, que deverão durar cerca de seis meses”, explicou Nélisson.
Até que o serviço emergencial seja iniciado, no dia 19 de março, o Hospital São José atenderá os pacientes que tiverem emergências relacionadas à doença renal. Todo o suporte para os pacientes, tanto na parte ambulatorial quanto de exames, também serão realizados no HSJ. Com relação aos horários de atendimento para o tratamento, eles serão ajustados conforme a necessidade individual dos pacientes.