quinta-feira, 31 de maio de 2012

UNIFESO e Hospital das Clínicas participaram do Dia do Desafio


Dia do desafio 2012 - Foto: UNIFESO

Como acontece toda última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é comemorado em todo o mundo e tem como principal objetivo incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, fazendo com que as pessoas saiam da rotina por pelo menos quinze minutos.

Este ano a professora Monica Quintão, do curso de Fisioterapia do UNIFESO, trabalhou com o tema “Como não esquecer de mim no momento do trabalho”, e com isso enfatizou a importância de todos aproveitarem alguns minutos, diariamente, dentro da sua jornada de trabalho para se alongar e se exercitar. Além disso, mostrou como estes minutos de exercícios diários podem fazer a diferença para a saúde e bem estar.

Cerca de trinta pessoas participaram do evento, no estacionamento do HCTCO, onde foram demonstrados e praticados alguns exercícios. Funcionários e estudantes aprovaram a ideia e muitos se motivaram a mantê-los em suas rotinas. Após o evento todos puderam repor suas energias com frutas, água de coco e sucos naturais.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Torneio de Futsal em homenagem a repórter Eliane Almeida


Eliane Almeida - Foto de Arquivo

Nesta quarta-feira, 30/05, tem início a primeira fase do Torneio de Futsal Eliane Almeida. Realização da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis, a competição acontece em homenagem a repórter policial e apresentadora de TV Eliane Almeida, funcionária pública municipal falecida no dia 28 de abril, vítima de aneurisma cerebral.

Contando com a participação de equipes da Prefeitura, da Guarda Municipal, do 30º Batalhão de Polícia Militar e da Imprensa, a primeira partida do torneio acontece às 19h, no ginásio do Clube das Iúcas (Rua Luiz Lemgruber, 257 – Iúcas).

“A proposta deste torneio, mais que uma homenagem a uma profissional que trabalhou pelo bem comunitário, é promover uma confraternização entre os representantes dos setores em que Eliane Almeida tinha contato por conta de sua profissão, sempre com alegria e senso social”, destaca o Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade.

A final será realizada no sábado, 2 de junho, às 9 horas, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe prorrogada até 1° de junho


Foto de arquivo - Marco Esteves

Com o objetivo de estimular idosos, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde a procurarem os postos de saúde, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Teresópolis, a meta é imunizar 27.436 pessoas, ou 80% do público-alvo. Porém, até o momento, a cobertura no município é de 50,31% da população-alvo, o que significa que apenas 13.803 pessoas foram imunizadas desde o início da campanha, no dia 5 de maio.

A campanha é realizada sempre no outono porque é necessário um período 30 a 40 dias para a vacina alcançar a máxima proteção e a pessoa ficar protegida durante o inverno, época de maior circulação do vírus influenza.

Apenas quem tem alergia à proteína do ovo e os portadores de doenças neurológicas em atividade não devem ser imunizados. Quem estiver com gripe ou febre deve esperar esses quadros passarem para receber a vacina.

A partir do dia 4 de junho terá início a imunização dos pacientes crônicos, como pessoas com hipertensão arterial, diabetes e pneumonias de repetição e que têm pedido médico para a vacina.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ação de saúde na Calçada da Fama


Foto: UNIFESO

No sábado, dia 26 de maio, a Calçada da Fama, no centro da cidade, vai ser palco do evento “UNIFESO promovendo saúde”. Realizado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, o evento tem como objetivo apresentar à comunidade a proposta do curso de Enfermagem e as possibilidades de atuação dos profissionais, além de informar que, a partir do segundo semestre de 2012, o curso será oferecido no turno da noite. A novidade visa oportunizar a qualificação de nível superior nesta área para um público que não tem disponibilidade durante o dia.

As atividades acontecem das 9h às 17h, com a participação de estudantes e professores da graduação, que vão oferecer à população teste de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e vacinação da influenza para idosos e gestantes, na tenda de divulgação do UNIFESO. Estudantes e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia também vão participar do evento para esclarecimento das dúvidas sobre as profissões e o vestibular.

O curso de Enfermagem do UNIFESO

A novidade visa oportunizar a qualificação de nível superior nesta área, para um público que não tem disponibilidade durante o dia.  Ao mesmo tempo, o contato com a realidade e as demandas da área de saúde é garantido desde o início do curso, sempre sob a supervisão de professores e tutores altamente qualificados, em unidades do SUS conveniadas e no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dois estudantes de Medicina... a tragédia, a distância, o amor e a música

Estudantes do UNIFESO fazem videoclipe de sucesso


Sucesso na Internet, o videoclipe “Amor à Distância” narra a história de amor entre um estudante de Medicina que reside em Aracaju e sua namorada teresopolitana, em meio à tragédia que abalou a Região Serrana em janeiro de 2011. O estudante em questão é Daniel Figueiredo, o Danz, que, junto às amigas Jéssica Cruz e Isabella Antunes – estudantes do quinto período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – e Marfa Kourakina, se lançou na mídia através da homenagem à cidade de Teresópolis e às vítimas das chuvas.

Estudante do quinto período na Universidade Tiradentes, em Sergipe, Daniel cursou Medicina no UNIFESO até o final do terceiro período e se diz apaixonado pelo método PBL – Aprendizado Baseado em Problemas – adotado pelo Centro Universitário. “Às vezes penso em voltar a estudar no UNIFESO, sou apaixonado pela metodologia do curso. Na Instituição tive a oportunidade de ser aluno de grandes mestres, tais como Paulo Camandaroba, César Elias, Álvaro Smolka, Sérgio Lobianco, Márcia Salomão e Adriana Lemos, entre outros”, contou.

Daniel, que é artista solo, conta que o videoclipe foi uma maneira de se apresentar ao meio artístico. “Sou músico desde os cinco anos de idade, entretanto ‘Amor à Distância’ foi a minha estréia na mídia”, ressaltou Danz que, além de cantor é compositor, pianista, guitarrista e poeta. O sucesso ainda conta com a participação das estudantes Jéssica, na guitarra, e Isabella, na bateria, que conviveram com o músico na época em que ele estudou no UNIFESO. A quarta integrante do vídeo é a russa Marfa Kourakina, baixista e amiga de Danz.

Animado com o sucesso da primeira canção, o artista já gravou outro vídeo, rodado em Copacabana, no Rio de Janeiro, sem data prevista para lançamento. “Em breve também vamos gravar um videoclipe no UNIFESO. A música narra a história de amor entre um casal de estudantes de Medicina”, revelou, reafirmando sua paixão por Teresópolis. “Não esqueço Teresópolis e, para falar a verdade, não sou feliz longe dela. É uma cidade incrível e indescritível”.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mais 400 famílias de Teresópolis vão receber Aluguel Social

Conforme nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis, em reunião ocorrida na Secretaria Estadual de Assistência Social, na última quarta-feira, 16/05, com representantes da Prefeitura de Teresópolis e do Governo do Estado, foi confirmada a inclusão de 400 famílias que ficaram desabrigadas na ocasião da tragédia de janeiro de 2011 e têm laudo de interdição permanente emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. O benefício será custeado pelo estado e atenderá também às 40 famílias que perderam suas casas com a chuva do dia 6 de abril deste ano.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito acrescentou que, de acordo com a previsão do Governo Estadual, as 40 famílias que tiveram suas casas interditadas definitivamente pela Defesa Civil devido à chuva do dia 6 de abril devem começar a receber o Aluguel Social a partir do próximo dia 28/05.

Atualmente, 3.207 pessoas recebem o Aluguel Social, sendo 2.580 pagos pelo estado e 627 custeados pela Prefeitura.

sábado, 19 de maio de 2012

Arlei nomeia novo Secretário Municipal de Trabalho

Em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 18/05, no gabinete do Prefeito Arlei, foi apresentado o administrador Avenir Correa de Lima como o novo Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, pasta que até então estava comandada pelo Secretário de Planejamento, Antonio Carlos Moura. O encontro reuniu secretários municipais e vereadores.

Avenir Correa de Lima se sentiu honrado por ter sido escolhido para o cargo responsável por definir políticas públicas para a geração de trabalho e renda para o município. “Vou procurar entender o funcionamento da pasta, conhecer minha nova equipe de trabalho e desenvolver projetos que busquem suprir, da melhor forma possível, as carências do município”.

Casado e pai de dois filhos, Lima, como é mais conhecido, já trabalhou como corretor de imóveis, foi presidente por duas vezes do Várzea Futebol Clube e ultimamente ocupava o cargo de chefe de serviço da 9ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

CRT anuncia obra de dois meses na Rio-Teresópolis


Rio-Teresópolis - Foto de arquivo

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) está realizando recuperação do pavimento asfáltico entre os quilômetros 106 e 144 da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ), com fresagem e recapeamento nos dois sentidos da via. A expectativa é de que os serviços, que acontecem na Baixada Fluminense, estejam concluídos antes do início das férias de julho.

Na tentativa de minimizar o impacto no tráfego da rodovia, as intervenções foram divididas da seguinte forma: de segunda a quinta-feira, entre 7h e 16h, os trabalhos acontecem na pista sentido Teresópolis e, às sextas-feiras, das 7h às 16h, no sentido Rio. Além da fresagem e recapeamento, está sendo feita a pintura das faixas de sinalização em cada trecho concluído.

A CRT pede aos seus usuários para que redobrem a atenção ao passarem pelo trecho já que, durante a execução do serviço, é necessária a interdição de uma das faixas, o que também pode provocar, em determinados horários, alguma retenção.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeiros passos do Plano Municipal de Cultura


Participantes da 1ª Oficina - Foto: Claudio Furtado

Na tarde da última terça-feira, 15 de maio, foi realizada na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, a primeira oficina para a construção do Plano Municipal de Cultura. Ao todo, serão 20 horas de oficina, divididas em cinco dias de trabalho, onde serão definidas as ações e políticas públicas que vão nortear a cultura em Teresópolis nos próximos anos.

A oficina está sendo ministrada pela consultora do Sebrae, Cristina Sacchetto, que vem orientando a comissão especialmente nomeada para executar a tarefa de construção do Plano Municipal de Cultura. Integram a comissão Carlos Artur Esteves, Maria Luiza Aboim, Alyxandre Gaudenzi, Simone Chacon e Valdir Silva, membros do Conselho Municipal de Cultura, bem como Nara Zeitune, Lu Guarilha e Maritza Garcia, representantes da Secretaria de Cultura.

Além de Cristina Sacchetto, Teresópolis também terá o auxílio do consultor do Ministério da Cultura (MinC) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Flávio Aniceto, para a construção do Plano Municipal de Cultura. O primeiro encontro da comissão com Aniceto acontece neste sábado, 19 de maio, no Centro Cultural Bernardo Monteverde.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sirenes do Sistema de Alerta funcionam durante simulado


Sirenes do Rosário - Foto: marco Esteves

Após os diversos problemas acontecidos durante as chuvas de 06/04, que acionaram o sistema de forma parcial, a Prefeitura ralizou com sucesso na manhã desta quarta-feira, 16/05, um simulado para verificar o funcionamento das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de Chuvas implantado pela Defesa Civil Estadual em 12 comunidades de Teresópolis.

Acionadas simultaneamente, durante dois minutos, por sistema remoto através da internet, na sala de operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, todas as sirenes soaram normalmente, e não precisaram ser ligadas de forma manual. Apenas as sirenes instaladas na Granja Florestal e no Vale da Revolta tiveram o volume ajustado para soarem mais alto.

O teste foi acompanhado por representantes e técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Cruz Vermelha em Teresópolis e por integrantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Atualmente Teresópolis conta com 17 Nudecs, instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e formados por voluntários treinados para organizar e preparar a comunidade local a dar pronta resposta em caso de desastres.

Teresópolis conta com 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vestibular de Inverno 2012 do UNIFESO

Inscrições abertas para treze cursos

Vestibular do UNIFESO - Foto de arquivo

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2012 do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para treze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. A prova acontece no dia 1o de julho, às 9h.

Medicina

O candidato para o curso de Medicina é avaliado com uma prova que inclui uma redação e oitenta questões objetivas, com dez perguntas por matéria: português, física, química, matemática, biologia, geografia, história e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho pelos sites http://www.unifeso.edu.br/ ou http://www.access-selecao.com.br/ . O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 300 e pode ser pago em qualquer agência bancária. No ato da inscrição, o candidato terá acesso ao manual contendo toda a regulamentação do processo seletivo e os programas, além do comprovante de inscrição.

Os candidatos aprovados, mas não classificados para o curso de Medicina poderão reoptar, no momento da matrícula, para qualquer outro curso da área de Saúde, desde que haja vaga, no período de 23 a 31 de julho, na Secretaria Geral de Ensino (SEGEN).

Mais doze cursos

Quem optar por um dos outros cursos do UNIFESO – Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia Medicina Veterinária e Odontologia – será avaliado através da análise do histórico escolar e de uma redação.

A inscrição pode ser feita pelo site do UNIFESO ou na Gerência de Comunicação e Marketing, no Campus Sede, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, até o dia 28 de junho. Na inscrição, o candidato preenche a ficha, retira o boleto e paga a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na tesouraria da FESO. No dia da prova ele deve levar original e cópia do documento de identidade e cópia do histórico escolar do ensino médio ou comprovante de conclusão do curso. O resultado será divulgado no dia 10 de julho no site e no Campus Sede.



Hospital das Clínicas homenageou pacientes e profissionais no Dia das Mães


Dia das mães no HCT - Foto: UNIFESO

No domingo, dia 13/05, o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) homenageou as pacientes internadas e as profissionais de plantão no hospital com a entrega de rosas, em comemoração ao Dia das Mães. A ação contou com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) configura-se em importante estratégia para o desenvolvimento da humanização dos serviços de saúde. Dessa forma, o HCTCO tem caminhado para a humanização de seu atendimento, tanto para os pacientes, quanto para seus colaboradores. Estas ações buscam uma nova cultura de acolhimento hospitalar com qualidade humanizada. Interessados em colaborar com projetos como este, podem entrar em contato com o Grupo de Trabalho de Humanização do HCTCO.

sábado, 12 de maio de 2012

Carro arrastado pelas chuvas é retirado do Rio

Monza é retirado do Paquequer - Foto: Marcelo Rosa

Na manhã desta sexta-feira, 11/05, equipes das Secretarias Municipais de Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos retiraram o veículo modelo Monza, arrastado pelo temporal do dia 6 de abril para dentro do Rio Paquequer, no trecho entre a Rodoviária e o antigo Mercado Wilson, na Várzea.

“A ação foi demorada devido à localização do carro, que se encontrava bem no meio do leito do rio, em trecho de difícil acesso. Além disso, tivemos que esperar o nível da água baixar para que pudéssemos retirar o veículo”, explicou o Secretário de Segurança, Marco Antonio da Luz, acrescentando que o Monza foi encaminhado para o Depósito de Veículos da Prefeitura, em Três Córregos.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Teresópolis x Botafogo nas quartas de final do Carioca de Futsal


Carioca de Futsal - Foto de arquivo

Nesta quinta feira, 10, às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 - Várzea), a equipe Teresópolis/Comary enfrentará o Botafogo pelas quartas de final do Campeonato Carioca de Futsal.

Com entrada franca, o jogo deve ser um bom espetáculo, já que a equipe do Botafogo foi a vice-líder da etapa classificatória, com 22 pontos, e o Teresópolis/Comary, apesar de mau colocado na fase (7º com apenas 6 pontos), joga em casa, buscando a reabilitação na competição.

Prefeitura asfalta acesso ao Cemitério Municipal


Foto: Marco Esteves

No último final de semana, homens e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos começaram a asfaltar a Rua General José Ribeiro, mais conhecida como Estrada do Caingá, no Vale Paraíso.

A rua que dá acesso ao Cemitério Municipal Carlinda Berlim, possui movimento constante de veículos e pedestres, por isso, a fim de melhorar o caminho e acabar com os buracos e a lama, nos dias de chuva, a Prefeitura fez a pavimentação completa de 400 metros de via, colocou saibro e bica corrida em mais 300 metros e realizou a operação tapa-buracos em outro trecho da estrada. Ao todo um quilômetro de rua foi recuperado. Além do revestimento com massa asfáltica, foram feitos serviços de drenagem, pintura e colocação de quebra-molas para prevenir excessos de velocidade. Os trabalhos foram concluídos na última segunda, 07/05.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Empresários atingidos pelas chuvas já tem local especial de atendimento


Enormes perdas nas chuvas de abril - Foto: Portal Terê

Instalada no 3º andar da Aciat –Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Av. J. J. de Araújo Regadas, 142 – Várzea), já está funcionando a Sala do Empresário, criada com o objetivo de agilizar o atendimento aos empresários da cidade atingidos pelo temporal do dia 6 de abril. O espaço foi criado como resultado da pesquisa de avaliação dos impactos da forte chuva do início de abril na economia da cidade, trabalho realizado pela Prefeitura e que resultou na elaboração de um plano de ação de recuperação financeira.

Funcionando de segunda a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h, a Sala do Empresário oferece consultoria financeira grátis, linha de crédito pela Investe Rio, atendimento de diagnóstico pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e nova emissão de documentos municipais através da Secretaria Municipal de Fazenda (alvará e espelho de IPTU, entre outros).

Também estão previstas orientação de equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e sobre licença ambiental, com profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Para o primeiro atendimento, os empresários devem apresentar toda a documentação que possuir (pessoa física e jurídica) e o levantamento das perdas (capital de giro, infraestrutura, estoque e maquinário).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeitura intensifica drenagem profunda pela cidade


Foto: Marco Esteves

Na Rua Rio de Janeiro, em Araras, máquinas e homens da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão realizando serviços de drenagem profunda desde a forte chuva que atingiu a cidade no feriado da Semana Santa. A rede de manilhamento já recebeu reparos em quatro pontos diferentes e nesta quinta-feira, 3, mais trinta metros de galerias estão sendo reassentados. Com diâmetro de um metro cada tubo, a Prefeitura espera acabar de vez com o problema de afundamento de solo no local. A drenagem profunda da rua tem previsão para ser concluída até o fim desse mês.

Na Rua Curumim, no Meudon, também está sendo realizado um serviço de drenagem profunda. São mais de cinquenta metros de tubulação de 80 centímetros de diâmetro e duas caixas coletoras. Nesta quinta-feira, no bairro São Pedro, mais três redes de drenagem de águas pluviais estão recebendo tratamento especial da Prefeitura. Uma na Rua Fileuterpe, outra na Rua São Pedro e uma terceira na Rua Ana Nery, onde a equipe executou a recuperação de drenagem pluvial para substituir as manilhas danificadas e manter o fluxo das águas subterrâneas. Outro serviço realizado no Bairro São Pedro, neste dia, foi a capina e limpeza no entorno da Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Palmira Maria de Oliveira.

O trabalho de drenagem varia de construção de sarjeta (drenagem superficial) à canalização de valetas e vias (drenagem profunda, com assentamento de tubos para passagem de águas pluviais). Esses serviços evitam afundamento de pavimento, erosões e alagamentos.

Ações contra o bullying nas escolas municipais


Foto: Marcelo Ferreira

Após o sucesso do projeto Semana Contra o Bullying, no qual as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino promoveram ações para despertar a consciência dos alunos, pais, professores e demais funcionários a respeito do assunto, a Secretaria Municipal de Educação dará continuidade ao trabalho realizado. A fim de prevenir e combater o preconceito e a discriminação, contribuindo para a diminuição da repetência e da evasão escolar, a iniciativa tem como proposta reduzir o índice de violência nas escolas municipais e valorizar as atitudes de respeito e dos gestos de educação e gentileza entre os alunos.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos "apesar das boas intenções e dos esforços de vários segmentos da sociedade, esta prática ainda é recorrente em nossas escolas. Todos os dias, alunos sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de brincadeira. Por isso, resolvemos estender algumas das ações além do período do projeto", explica.

O bullying se configura nas ações que incomodam e constrangem crianças e adolescentes quando se dão de forma intencional e repetida. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que era considerado inofensivo, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até casos mais extremos. Não raro, afeta as relações interpessoais e o rendimento escolar que passa a cair devido ao fato de a pessoa não se sentir capaz de enfrentar a situação.

A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME, explica que a resposta de estudantes e educadores ao projeto foi tão positiva que as novas ações ocorreram de forma quase natural. “Cada unidade de ensino teve a liberdade, dentro da sua realidade, de promover as ações que acharam cabíveis em seu ambiente escolar. As respostas foram diversas e muito positivas como no caso do Cerom onde foi feito um rap sobre o tema ou exposições de cartazes e trabalhos artísticos, como fizeram escolas como Guilhermina de Almeida, Serra do Capim e Irene Santana do Valle”, exemplificou Carla Rabello.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Hemonúcleo de Teresópolis solicita doações de sangue


Hemonúcleo precisa de doações de sangue - Foto de arquivo

O Hemonúcleo de Teresópolis solicita a doação de sangue de todos os tipos com urgência para reforçar o estoque do banco de sangue municipal. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas ter ingerido alimentos pobres em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. Quem estiver apto a doar deve procurar o Hemonúcleo da cidade, localizado na Rua Francisco Sá, nº 299 – Várzea. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fisioterapia do UNIFESO premiada no Congresso da SOCERJ


Foto: UNIFESO

Pelo quarto ano consecutivo, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) ganha destaque no Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), que acontece anualmente no Rio de Janeiro. Além da grande quantidade de estudantes que participam da jornada de Fisioterapia, o curso, como todos os anos, obteve premiações de trabalhos pela qualidade e desempenho dos alunos, juntamente aos professores da Instituição, no programa de iniciação científica.

Neste ano, na 29º edição do evento, que aconteceu de 25 a 28 de abril, não foi diferente: o UNIFESO recebeu premiações em três trabalhos, sendo primeiro lugar em trabalho oral do egresso Fabio Aldeia e primeiro e segundo lugar em apresentação de banner dos egressos Raphael Aldeia e Lais Moura, junto aos estudantes Luana Marchese, Bruna Santos, Warley Branco, Jonathan Gomes, Maria Clara Muradás, Nathália Ribeiro e André Batista. “Os acadêmicos também participaram da “Batalha de Monitoria”, quando obtiveram enorme sucesso alcançando o primeiro lugar na disputa com alunos da UFRJ e provando, mais uma vez, a excelência de todo o corpo docente do curso de Fisioterapia, que tem investido na capacitação e no profissionalismo. A eles a nossa gratidão!”, agradeceu a estudante Karollina Vidal, presidente do Diretório Acadêmico de Fisioterapia.